Mi lista de blogs

sábado, 19 de octubre de 2024

Adega Herdade do Freixo - Freixo (Portugal)

Tuve conocimiento de la existencia de esta curiosa bodega hace unos años, y por fin ayer tuve ocasión de visitarla. La particularidad de la misma, con independencia de sus excelentes vinos, es que su edificio es totalmente subterráneo, y su interior (como he podido leer en alguna publicación) recuerda al Guggenheim neoyorquino.




La Herdade do Freixo, situada en el Alentejo Portugués, en aldeia do Freixo (municipio de Redondo), se dedica a la producción de vino en una finca de 300 hectáreas (35 de viña). Situada entre Serra D'Ossa y Évora, sus vinos son producto de la mezcla de variedades de uva tradicionales del Alentejo con enfoques innovadores de la viticultura, fusionando la tradición con las técnicas modernas de vinificación.

Descripción del Proyecto: La bodega de la Herdade do Freixo la compone un edificio en espiral a lo largo de 40 metros y tres pisos, totalmente subterráneo para no interferir en el paisaje circundante. Inaugurada en 2016, recibió el premio internacional de arquitectura «Building of the Year 2018».


Interior de la bodega - Patio central


Detalles del ProyectoAutor: Frederico Valsassina Arquitectos - https://www.fvarq.com/  / Constructora: Casais




Interior de la bodega - Patio central




















Herdade: Os 300 Ha. da Herdade do Freixo, incluem as vinhas e a adega subterrânea.​

Nestas propriedades alentejanas, localizadas na pequena aldeia do Freixo, a noroeste do Concelho do Redondo e abrangida pelo regime de Reserva Ecológica Municipal (REN), destaca-se uma paisagem tranquila, com assimetrias na cor, relevo e texturas do terreno, proporcionadas pelas diferentes atividades agrícolas como o pastoreio do gado, as culturas arvenses e a área de montado e sobro, incluída na rede de proteção e valorização ambiental.​

Este éden paisagístico, cuja essência é o respeito pela natureza, recebe sazonalmente bandos de espécies migratórias e a raríssima Cegonha preta, que se observa em Portugal, apenas nas regiões mais interiores, inóspitas, isoladas e com fraca perturbação humana. Um espólio de oliveiras milenares circundam a barragem de rega, formando o nosso Jardim das Oliveiras, mas também podemos vislumbrar estas árvores que contam centenas ou milhares de anos de história por toda Herdade. Souberam resistir ao passar do tempo, para hoje surpreenderem-nos com a sua singularidade e imponência.

A Terra Mãe das nossas uvas são os 35 Ha.con de vinha que se avistam no monte mais alto da Herdade, a cerca de 450 m de altitude, beneficiando de uma exposição solar privilegiada e um maior arejamento das videiras; Circundam um pequeno Oásis de Azinheiras e Sobreiros, que serve de abrigo às aves que sobrevoam os terrenos e marca uma característica visual, que simboliza a valorização e o profundo respeito da Herdade do Freixo pela harmonia da paisagem rural.

Adega: Foi totalmente idealizada para potenciar as melhores características da uva e simultaneamente preservar a paisagem rural. É uma adega inovadora, desenhada com rigor técnico e estético, criada para ser discreta e recatada, numa posição servil para com a Vinha e os 300 ha de puro Alentejo que a rodeiam.​

Construída em profundidade, num total de 3 pisos abaixo da vinha, com uma arquitetura arrojada e inesperada, cumpre o propósito principal de não se sobrepor às fontes inspiradoras deste projeto, a Vinha e o seu Terroir, mas também contribuir para a redução das amplitudes térmicas durante o ano, promovendo a manutenção de uma temperatura estável, ideal para a adequada evolução dos vinhos com resultados na preservação de frescura e do equilíbrio.

Quis-se simultaneamente preservar o potencial da uva e respeitar o vinho durante a fermentação e estágio, e assim a utilização de bombas foi totalmente excluída em todo o percurso, sendo utilizada apenas a gravidade natural ao longo do processo produtivo.

.
Freixo Reserva
Tinto

No hay comentarios:

Publicar un comentario