Mi lista de blogs

domingo, 12 de mayo de 2019

Santuário de Nossa Senhora da Enxara - Campo Maior (Portugal)

El pasado 10-5 publicamos en el blog una entrada referida a otra Ermita situada en Campo Maior, en ese caso la de São João (ver aquí).

Hoy traemos al blog una Ermita situada en el término de Campo Maior, más concretamente cerca de la aldea de Ouguela , y es el Santuário de Nossa Senhora da Enxara.

Es de estilo barroco con algún matiz portugués que algunos llaman estilo popular alentejano, es llamativa y bonita, y el entorno donde está situada, pegada al río Gévora (en portugués, Xévora), y con la fortaleza de Ouguela al fondo, con ese encalado blanco dominante característico de la mayoría de las ermitas. Adosada a la misma, se encuentra una plaza de toros, inaugurada en 1881. 

Anualmente, na Quinta-Feira Santa a imagem de Nossa Senhora da Enxara é transportada em procissão da Igreja da Ouguela para o Santuário, situado alguns quilómetros de distância, retornando na segunda-feira a seguir à Páscoa.

Neste fim-de-semana o Santuário de Nossa Senhora da Enxara enche-se de fiéis e visitantes de Campo Maior e outras aldeias, que celebram a sua fé e devoção Mariana.

Leyenda de Nuestra Señora de Enxara (Portugués): Reza a lenda que certo dia estava uma mulher a lavar roupa no rio, na companhia da sua filha que brincava. Ao se afastar para brincar, a criança voltou pouco depois com um brinco de ouro afirmando ter sido oferecido por uma senhora muito bonita.

Quando voltaram ao local onde a menina encontrou a senhora, deparam-se com a imagem de Nossa Senhora sobre uma pedra redonda, que hoje está no Santuário.

A população, ao saber do acontecimento, decidiu erguer uma capela a meio caminho, contudo todas as manhãs a imagem desaparecia para ser de novo encontrada no local original. Assim, a população decidiu construir um Santuário para albergar a imagem de Nossa Senhora da Enxara.

Diz também o povo de Campo Maior que quando não havia água nem chovia, se realizava uma cerimónia onde os habitantes deitavam a pedra ao rio, para que a Nossa Senhora fizesse chover. Tal acontecia, procedendo-se então ao ritual inverso que consistia em retirar a pedra do rio, colocá-la novamente na Capela e sobre ela recolocar a imagem.

Seguidamente podéis ver unas fotos tomadas durante mi visita a este lugar en Enero de 2011 y Mayo de 2017


Puente sobre el río Gévora

río Gévora
 

 


 





Nossa Senhora da Enxara





 
anexa a la Ermita hay una plaza de toros

al fondo, Ouguela, vista desde la Ermita de Nossa Senhora da Enxara

No hay comentarios:

Publicar un comentario