Mi lista de blogs

martes, 20 de septiembre de 2016

Elvas, festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade y Feira de São Mateus 2016 - desfile dos Romeiros de Vila Boin

Las tradicionales fiestas en Honor del Cristo Jesús de la Piedad y Feria de San Mateo en Elvas (Portugal), han comenzado oficialmente hoy 20 de septiembre, con la procesión de los Pendões (estandartes), y terminaran el próximo día 27. La procesión de los Pendões celebrada esta tarde, es una de las mayores manifestaciones religiosas de Portugal, con la asistencia de varios miles de fieles.

-Podéis ver la imagenes en mayor tamaño "pinchando" sobre la foto-

Santuário do Senhor Jesus da Piedade   (jC 17-9-2016)

Santuário do Senhor Jesus da Piedade   (jC 17-9-2016)

Senhor Jesús da Piedade - Elvas  (jC 17-9-2016)


La feria de San Mateo, patrón de la ciudad, es una de las más importantes del país, y el programa de fiestas incluye ceremonias religiosas, espectáculos musicales, toros, fuegos artificiales, pruebas deportivas y exposiciones. 

Durante estas fiestas el Santuario del Cristo Jesús de la Piedad, construido en 1752 será visitado por millares de fieles que vienen a Elvas desde muchas ciudades de Portugal y también de España.

Otro tradicional acto, es el desfile realizado en la mañana de hoy por el centro histórico de la ciudad, y por la tarde por  la Avenida da Piedade, em direcção ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade,  de los Romeiros de Vila Boin, de cuyo desfile podéis ver unas fotos. 








 































Vila Boim: es una freguesia portuguesa del concelho de Elvas, con 1331 habitantes (censo 2001).

Romeiros de Vila Boim - São Mateus: Foi entre meados do século XIX e meados do Século XX que a Romaria ao Senhor da Piedade se caraterizava como uma prática expressiva das populações locais de Elvas e dos concelhos vizinhos. Nas últimas três décadas deixou de se realizar. A partir de 2006 os romeiros de Vila Boim resolveram revitalizar esta prática.

No dia 20 de Setembro os Romeiros juntam-se em Vila Boim e depois da bênção das carroças partem para a Feira de São Mateus, para o local de acampamento junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas. Ainda de manhã fazem um desfile nas ruas de Elvas e à tarde, antes de iniciar a Procissão dos Pendões, desfilam pela Avenida da Piedade até ao recinto da Feira.

Antigamente os romeiros ficavam acampados durante todo o período da romaria, atualmente, no final do dia, voltam para casa. Só ficam no acampamento, até ao domingo da semana seguinte, algumas pessoas responsáveis por tomar conta das carroças e de alguns animais que ficam em exposição.

A Associação dos Romeiros de Vila Boim começou a sua atividade em 2006, mas está legalmente constituída desde 2009. Para pertencer aos Romeiros os candidatos têm de ser propostos por um sócio, depois, anualmente, durante a missa campal de Maio, cada candidato ganha um padrinho. Esse padrinho, num ritual de aceitação do Romeiro, coloca o lenço vermelho à volta do pescoço do candidato.

No hay comentarios:

Publicar un comentario