Mi lista de blogs

viernes, 20 de septiembre de 2019

Elvas, Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade y Feira de São Mateus 2019 - Procissão dos pendões

Hoy nos vamos a Portugal, en concreto a Elvas, ciudad a la que acudo habitualmente, pues esta tarde he estado allí con motivo de celebrarse unas fiestas con gran devoción popular al Cristo Jesús de la Piedad.

Las tradicionales fiestas del Cristo Jesús de la Piedad y Feria de San Mateo en Elvas (Portugal) , han comenzado oficialmente hoy 20 de septiembre, con la Procissão dos pendões (Procesión de los estandartes), y terminarán el próximo día 29. La procesión de los Pendões es una de las mayores manifestaciones religiosas de Portugal, con la asistencia de varios miles de fieles.

La feria de San Mateo, patrón de la ciudad, es una de las más importantes del país, y el programa de fiestas incluye ceremonias religiosas, espectáculos musicales, toros, fuegos artificiales, pruebas deportivas y exposiciones. 

Durante estas fiestas el Santuario del Cristo Jesús de la Piedad, construido en 1752 será visitado por millares de fieles que vienen a Elvas desde muchas ciudades de Portugal y también de España.


Santuario do Senhor Jesús da Piedade - Elvas
Senhor Jesús da Piedade - Elvas


Procissão dos pendões: A procissão sai às 18h30 da antiga Sé de Elvas. Os devotos que pretendem incorporar a Procissão levando os pendões, as opas e as lanternas juntam-se na Igreja cerca de meia-hora antes. Quando chegam o Juiz e alguns mesários da Confraria o Pendão do Senhor Jesus da Piedade é colocado em leilão, quem mais alto licitar leva este Pendão (que abre a Procissão) até à Igreja da Piedade.

Durante a saída da procissão (presidida pelo Arcebispo de Évora) os foguetes dão sinal do início da marcha. No percurso da procissão (cerca de 4 km) os devotos caminham lenta e compassadamente durante cerca de 2 horas. A procissão faz-se em silêncio. À vez, as três bandas que acompanham a procissão tocam compassos do Hino do Senhor Jesus da Piedade. Noutra época havia quem fizesse o percurso de joelhos, em penitência. Esta prática já não se regista nos dias de hoje.

Quando a procissão chega à zona da Feira de São Mateus, junto à Igreja do Senhor Jesus da Piedade, já anoiteceu e, ao som dos foguetes, acendem-se as luzes do Parque da Feira e da Igreja.

Conforme chegam à Igreja, cada uma das bandas toca o Hino do Senhor Jesus da Piedade completo. Os devotos vão chegando e dão a volta à igreja (antigamente era tradição darem duas voltas, hoje alguns devotos dão duas voltas, outros uma volta) e juntam-se na entrada da Igreja onde se expõem todos os pendões e é proclamada a homilia pelo Arcebispo de Évora.

Como é uma procissão muito concorrida, há anos em que acontece os primeiros devotos já terem percorrido os 4 km do percurso e ainda estarem pessoas a meio ou no início da procissão, a 2 ou mais quilómetros da Igreja da Piedade.

A Romaria termina uma semana depois, com a Procissão de Regresso dos Pendões. Depois de do Selene Te-Deum de Ação de Graças, inicia esta procissão. A saída é da Igreja do Senhor Jesus da Piedade em direção à antiga Sé de Elvas. Nesta procissão vão os devotos de opas, lanternas e os pendões que ficaram na Capela da Piedade durante toda a semana. Segue, junto com a procissão, uma banda (a 14 de Janeiro de Elvas) que toca o Hino do Senhor Jesus da Piedade.

Seguidamente podéis ver unas fotos tomadas durante el recorrido de esta Procesión:


La procesión sale de la antigua Sé de Elvas (Iglesia de Ntra.Sra. de la Asunción)

La procesión sale de la antigua Sé de Elvas (Iglesia de Ntra.Sra. de la Asunción)

Llegada del Arzobispo de Évora D. Francisco José Senra Coelho

entra el Arzobispo al interior del templo (antigua Sé de Elvas)







Banda de música de Barrancos










Plaza de la República, al inicio de la Procesión






 

La Procesión por las calles de Elvas












No hay comentarios:

Publicar un comentario